Nesta sexta-feira (16), houve um aumento no número de reclamações de usuários sobre dificuldades nas operações de três grandes plataformas de mídia social: WhatsApp, Facebook e Instagram. Os usuários do WhatsApp, tanto no aplicativo móvel quanto na versão Web, experimentaram falhas ao tentar enviar mensagens de áudio. Paralelamente, no Instagram, o recurso de compartilhamento de histórias estava inacessível.
O Downdetector, um serviço de monitoramento de atividades online, acumulou 4.573 reclamações de problemas no WhatsApp até às 15h59 do mesmo dia. Já o Instagram, tinha 1.060 queixas registradas até às 16h. Além disso, o Facebook, que faz parte do mesmo conglomerado de propriedade da Meta, também teve sua estabilidade comprometida, com mais de 500 queixas reportadas.

A equipe Maker Produções, conhecida por seu trabalho com desenvolvimento de software, também encontrou obstáculos para fazer publicações no feed dessas plataformas. Ao tentar postar um story no Instagram, foi exibida a mensagem de erro “não foi possível carregar este item”, além da indicação de que a publicação estava em andamento. No WhatsApp, as mensagens de áudio foram enviadas, mas, inexplicavelmente, não foram carregadas nas conversas. Os motivos destas falhas ainda estão sendo analisados.